quarta-feira, 26 de maio de 2010

O 44º Dia Mundial das Comunicações



Dia 16 de maio é o 44º Dia Mundial das Comunicações. Bento XVI, ressaltando a importância desse dia, fala da evangelização no mundo digital. Pede aos sacerdotes que lancem mão dos meios modernos de comunicação, principalmente a internet, que nos últimos anos teve um grande desenvolvimento, para difundir a palavra de Deus no mundo contemporâneo.

Diz que os homens que usam cada vez mais os novos meios de comunicação, devem ouvir, através deles, também o anúncio do Evangelho e conhecer a presença viva de Cristo entre nós.

A humanidade está desorientada hoje em dia e a pastoral digital vai mostrar aos homens que Deus está próximo de nós. É possível mostrar mais eficazmente ao mundo a presença de Cristo, que nos faz parte uns dos outros.

O pontífice lança um desafio aos homens de Deus, que ponham em prática “uma pastoral que torne Deus vivo e atual na realidade de hoje e apresente a sabedoria religiosa do passado como riqueza donde haurir para se viver dignamente o tempo presente e construir adequadamente o futuro”.

“O êxito de sua missão evangelizadora depende, em parte, de seu empenho efetivo no campo dos modernos meios de comunicação, este vasto horizonte missionário que nos foi aberto”.

É bem verdade que o anúncio informatizado não substitui de nenhum modo o contato pessoal com a comunidade. O exemplo, o acolhimento, o carisma do sacerdote, que age na pessoa de Cristo, são fatores essenciais.

É preciso tomarmos consciência de que a Palavra de Deus é cultura, fundamentalmente. Quando a Igreja anuncia a Palavra com os novos meios de comunicação está contribuindo de forma inestimável para o desenvolvimento da cultura e para tornar o homem de hoje mais realizado.

Certamente foi a consciência dessa verdade que levou o Padre Giuliano a criar um blog. Como eu lhe escrevi: “Bento XVI recomendou que os padres tivessem um blog, usassem a internet para tornar mais eficiente seu trabalho evangelizador. É uma grande alegria ver que o meu vigário está seguindo essa diretriz do Papa.”

Pesquisas recentes revelaram que a Igreja italiana, os grupos católicos, as paróquias e as ordens religiosas estão conquistando espaço cada vez mais vasto na galáxia da internet.

Aqui no Brasil, como nas mais diversas partes do mundo, vemos sites e blogs divulgando a Palavra de Deus. A nossa Igreja torna-se assim muito mais ativa com o uso das novas tecnologias.

Deus os abençoe, meus caríssimos irmãos.